
Lord of the Rings Online...
...(ou LOTRO para os amigos) trata-se de um mmorpg que recebeu alguns prémios de melhor jogo online nos ultimos anos. Baseado nas histórias de Tolkien, criamos uma personagem que irá acompanhar (paralelamente) os eventos da trilogia do anel.Mas passemos ao que realmente interessa:
Este jogo tem as habituais classes de jogo: Tanks (sacos de pancada), Healers (poções ambulantes), Magos (Saruman ou Gandalf wannabes), Arqueiros e Guerreiros.
Para não parecer igual aos outros, os nossos companheiros da Turbine Inc., decidiram dar nomes diferentes às classes:
1: Loremaster: Mago que atira bolas de fogo e coisas que tal, debuffa os inimigos, invoca pets e serve essencialmente para controlar a quantidade de bichos com que somos martelados durante os confrontos. Não tem ataques muito fortes e facilmente fica debaixo de uma bota de um troll se não tiver cuidado.


3: Champion: Esta classe é para aquela pessoa que quer matar matar matar na linha da frente. Algo resistente a nivel de armadura, é um dos atacantes mais pote

4: Hunter: Matam tudo, à distância, e às vezes vários bichos de uma só vez. Esta é a classe para quem não quer ter trabalho nenhum a subir de nível. Basta ir para o meio dos inimigos e desatar a disparar à toa. Muito seguramente matam-se grante pa


6: Minstrel: Estes bardos adoram berrar contra os adversários ou então tocar uns acordes do seu instrumento para alegrar os seus companheiros, curando-os.




1: Elfo: No contexto da historia de Tolkien, os elfos existentes stão a preparar a sua ida para a Ilha de Oeste, sendo já raros os que têm vontade de se manter na Terra Média junto das novas raças. São destros e ágeis na sua generalidade, usualmente bons com arcos.

2: Anão: Sempre com vontade de estarem nas suas minas, a lutar ou a beber cerveja. Não podemos criar "anões fêmeas". Talvez por causa dos excessos dos maridos com a bebida, tenham decidido divorciar-se em massa e sair da terra média. Ou isso, ou vão todos ao mesmo barbeiro.



A nível gráfico, o jogo possibilita a alteração de imensos factores para melhorar o desempenho da placa que se tenha, até da mais fraquinha. Estas alterações vão ser bastante pertinentes quando jogamos na opção de pvp, ou iremos morrer pelo imenso lag gráfico que se tem em eventos um pouco mais populados.
Desta forma, qualquer pessoa que tenha uma placa 3d minimamente decente poderá entrar no mundo de Tolkien online.
Se quisermos conhecer a totalidade dos ambientes sonoros, podemos viajar apenas em sítios em que os npc não nos ataquem. Ou então fazemos o download dos mp3 na página oficial. Aconselho a segunda opção, se não gostarem de perder tempo dentro do jogo quando poderiam estar a matar bichos.
Os controlos são intuitivos e faceis de usar:
Cursores ou W,A,S,D para movimento da personagem e o rato para rodar a câmara.
Seleccionam-se itens ou npcs no mundo clicando com o rato; se houverem inimigos à volta, basta clicar para um ataque e automaticamente é seleccionado o inimigo mais próximo.
À medida que se sobe de nível ganham-se skills passivas e activas. Estas últimas, com o passar do tempo, poderão vir a ocupar uma grande parte do ecrã, pois serão quase todas necessárias.
Excluindo uma ou duas classes, quando se atinge um determinado nível, passamos a ter muitas skills activas. Quase todas serão bastante úteis para nos adaptarmos ao inimigo que estamos a enfrentar ou até para complementar a equipa com quem estamos na altura. Isto leva-nos a ter de pensar um pouco no desenvolvimento da nossa personagem e a ter de conhecer também um pouco sobre o que os nossos companheiros sabem fazer. Isto é um desafio para algumas pessoas, mas para outras é totalmente entediante. Se se fartam facilmente... escolham o arqueiro para personagem de jogo.
Este jogo tem uma componente engraçada que se chama "fellowship manouver". É uma skill de grupo que é activa quando incapacitamos um inimigo com um ataque crítico de stun.
Cada um dos jogadores da equipa pode escolher uma de quatro opções, e conforme o tamanho da equipa bem como a sequência das opções pode influenciar no ataque conjunto que é feito ao inimigo.
Desde um único ataque brutal, passando por abrir uma ferida no adversário ou até mesmo chamando fantasmas para combater ao nosso lado, trata-se de algo que é único neste jogo e indispensável saber usar... E vamos sempre precisar, pois os inimigos não dão tréguas.
A componente social está bastante desenvolvida, havendo uma boa quantidade de movimentos de personagem (rir, vários tipos de dança, desmaios, etc., etc.). Também existem muitas roupagens diferentes que servem apenas para alterar o aspecto físico da nossa personagem.
Podemos comprar uma casa. E podemos decorá-la com objectos comprados aos npc ou craftados pelos outros jogadores. Mas as melhores decorações (as mais bonitas ou insólitas) provém de recompensas de quests ou dos eventos habituais que coincidem com feriados reais. Diga-se o que se disser, não dispenso do meio da minha sala o tentáculo gigante no que se mexe ocasionalmente, nem o barril (cheio de bebida alcoólica) que me embebeda num só trago e que me faz aparecer sem calças num lugar aleatório sem saber como lá fui parar.
Este jogo pode ser jogado em modo single player e facilmente se atinge o nível máximo sem ajuda de qualquer equipa. Mas assim perde-se todo o gozo de (ser) um mmorpg, além de que não é possivel fazer as quests mais difíceis e que costumam ser as mais bonitas e bem delineadas.
LOTRO foi pensado para ser jogado em grupo, e durante a minha experiência do jogo notei-o bem. As demandas mais difíceis, para além de serem impossíveis de serem feitas sozinho, não permitem que se façam erros. Uma equipa bem coordenada e paciente irá na maior parte das vezes terminar sem muitas mortes ou até com pouco dano sofrido. As recompensas finais compensam. Sempre!
A zona de PVP é chamada de Ettenmoors. Podemos lá entrar como os bons e simpáticos "free people" ou então criamos um monstro para vingarmos a quantidade de orcs, trolls e wargs que matamos durante as nossas demandas habituais. Aconselho vivamente esta experiência, pois podem também ser criadas mais 6 personagens deste género para além das outras 6 normais.
Ah… também é optimo matar hobbits. MUITOS HOBBITS!!!
Pontuação (0-5):
Jogabilidade: 5
Gráficos: 4
Som: 4
Controlos: 3
Complexidade: 4
Single player: 3
Team play: 4
PVP: 4
Overall : 4 & Divertido
www.lotro-europe.co.uk
www.lotro.com
Sem comentários:
Enviar um comentário